Clique aqui

novembro 16, 2021

Pesquisa reforça liderança de Fátima Bezerra para o governo em todos os cenários

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
O Blog do BG divulgou mais uma pesquisa do instituto Seta sobre a preferência do eleitorado potiguar para governo do Estado, presidência da República, senador, deputado federal, e deputado estadual. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (15), ainda quis saber como os Norte-rio-grandenses avaliam as atuações da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido); e também as candidaturas com maior rejeição. O Instituto Seta foi o responsável pela avaliação e ouviu os eleitores entre os dias 9 e 11 de novembro. Foram 1.500 entrevistados de todas as regiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro de 2,9% para mais ou para menos.

Em um primeiro cenário, buscou-se saber da intenção de votos para o Governo do Estado, sendo feita de forma estimulada, que é aquela em que o eleitor tem acesso a uma lista com nomes de possíveis candidatos. A atual governadora Fátima Bezerra lidera com 33% das intenções de voto. Ela é seguida por Carlos Eduardo Alves (PDT) com 22,6% e por Styvenson Valentim (Podemos) com 13,7%. O deputado federal Benes Leocádio foi citado por 4,5% dos eleitores. E o recém-lançado Breno Queiroga (Solidariedade), foi lembrado por apenas 0,5% dos entrevistados. Indecisos corresponderam a 11%. Brancos e nulos somaram 14,7%.
ELEIÇÕES DE 2018 (2⁰ TURNO) 
Atual governadora obeteve 1.022.910 votos (57,60%)
Carlos Eduardo obeteve 753.035 votos (42,40%)

ESTIMULDA
Ainda dentro da pesquisa estimulada para Governo do Estado, foi feito um segundo cenário com prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) no lugar de Carlos Eduardo Alves. Nesse cenário, Fátima Bezerra tem 33% contra 17,5% de Álvaro Dias. Styvenson Valentim aparece logo atrás em terceiro com 15,6%, empatado tecnicamente com prefeito natalense. Benes Leocádio aparece com 5,1% da intenção de voto do eleitorado. E Breno Queiroga ganha 0,2 pontos e passa a pontuar 0,7% na preferência dos entrevistados. Indecisos 13,4%; e brancos e nulos 14,7%.

Percebe-se aí que a diferença pró Fátima Bezerra em relação ao cenário com Carlos Eduardo aumenta. Sem a presença do pedetista e com o tucano na jogada, a petista abre uma vantagem 15,5 pontos percentuais. Com Carlos Eduardo a vantagem pró Fátima cai para 10,4 pontos percentuais.

ESPONTÂNEA
Quando o cenário é feito de forma espontânea, que é aquela em que o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, sem acesso a nomes dos pré-candidatos, Fátima Bezerra lidera com 21,5% das intenções de voto contra 11,3% de Carlos Eduardo Alves. Em terceiro aparece o senador Styvenson Valentim com 6,6%. Benes Leocádio vem com 1,7% da intenção de voto dos eleitores norte-rio-grandenses.

SEGUNDO TURNO
A pesquisa do instituto Seta também simulou cenários de segundo turno para Governo do Estado entre os principais nomes postos para a disputa do próximo ano e, em todos avaliados, se as eleições fossem hoje, a governadora Fátima Bezerra venceria e se reelegeria.

REJEIÇÃO
Ainda dentro dos levantamentos para governador nas eleições do próximo ano, o instituto Seta quis saber da população potiguar a rejeição dos pré-candidatos, que nada mais é aquele nome em que o eleitor não vota de maneira alguma. A governadora Fátima Bezerra aparece com 33,6%. O segundo mais rejeitado é o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, com 11,8% de rejeição. Seguido por Styvenson Valentim (6,9%) e Benes Leocádio (5,3%). Breno Queiroga é rejeitado por 2,8% do eleitorado. Não souberam responder 16,6%.

Fonte: www.agorarn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário