Escola da zona rural de Apodi consegue o 1° Lugar na Feira de Ciências do Oeste Potiguar e Credencial para a FEBRACE em São Paulo

Por Apodi Agora - outubro 27, 2019


É possível trazer para a sala de aula as etapas da metodologia científica e incentivar a curiosidade dos estudantes produzindo conhecimentos de grandes utilidades aos alunos e beneficiando a comunidade onde estão inseridos? Alunos e educadores da escola Valdeiro Pedro Viana, localizada na comunidade de Santa Rosa, na zona rural do Apodi mostraram que sim.

Na edição 2019 da feira do semiárido Potiguar, os projetos da escola Valdemiro Pedro Viana, sob a orientação as professoras Eleneide Gurgel e Joelina Góis, obtiveram grandioso êxito.


No projeto, 'a líder indígena Luiza Cantofa: a desconstrução da lenda', que teve como alunos pesquisadores Ana Beatriz e Aurélia Tuwany e como professora orientadora Joelina Góis, conquistou 2°lugar na IX Feira de Ciências do Oeste Potiguar e foi Destaque na categoria Ciências Sociais Aplicadas na IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.


No projeto, 'Avaliação da citogenotoxicidade nas água do município de Apodi', que teve como alunos pesquisadores Jasmine Cristina, Myrelle Kauany e Edilson Fernandes e como professora orientadora Eleniede Gurgel, conquistou o 1° Lugar na Feira de Ciências do Oeste Potiguar e foi Destaque na categoria Metodologia Científica na IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. De quebra esse projeto conseguiu Credencial para a FEBRACE em São Paulo.


Por sua vez, o projeto 'Levantamento etnobotânico de plantas medicinais em área da caatinga', que teve como alunos pesquisadores Lara Fabia, Larissa Fernandes e Mara Aline e como professora orientadora Eleneide Gurgel e ainda o projeto a 'Problemática dos resíduos sólidos domésticos na área rural em torno da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana', que teve como alunos pesquisadores Francisco Gabriel, Júllyo César e Felipe Nunes e, como professora orientadora Eleneide Gurgel, em um universo de mais de 3 mil projetos, conseguiram ficar entre os 200 melhores classificados.


Para a orientadora Eleneide Gurgel, doutoranda em fitotecnia (UFERSA), a feira do semiárido 2019 foi um momento único para a vida dos alunos da escola. “Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos científicos para ajudar a solucionar problemas da comunidade onde estão inseridos, a crescente poluição da água, por exemplo tem se tornado uma preocupação universal”, enfatizou Eleneide.

Para Eleneide, a superação foi a marca dos alunos da escola. “Nossos alunos também superam seus limites face a grande dedicação que desempenharam. As premiações foi apenas uma consequência. Todos estão de parabéns pois não foi fácil chegar até aqui” finalizou a professora Eleneide.

Ensino de qualidade, empenho, superação e produção de conhecimento cientifico é na escola Valdemiro Viana. Quem está dizendo não sou eu, são os resultados práticos. Parabéns a todos.

Fotos da premiação da Escola Estadual Valdemiro Viana (Clique nas imagens para ampliar): 

  • Compartilhar

1 comentários

  1. PParabéns aos Professres e os alunos que eles cheguem muito alem e que Deus ilumini cada um deles.

    ResponderEliminar

Rádio Cidade FM 87.9

Rádio Cidade FM 87.9
Clique na imagem