julho 29, 2022

Governo do RN recupera RN-233 que liga Apodi/Caraúbas

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
O Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) ampliou as frentes de trabalho em operação simultânea na execução do Plano de Restauração de Trechos Críticos, que prevê investimentos de R$ 50 milhões para melhorar as condições de trafegabilidade das rodovias estaduais. Uma delas opera na Rodovia Estadual Transitória (RNT-226), entre os municípios de São Vicente e Florânia. Nesta sexta-feira (29), operários trabalhavam na recuperação do piso dos locais mais deteriorados, onde já não havia mais asfalto e era necessária uma intervenção mais dispendiosa. Outra, na RN-228, onde a restauração está sendo feita numa faixa de 15 quilômetros entre Carnaúba dos Dantas e a Divisa com a Paraíba.

As equipes também atuam na RN-088 (Jardim do Seridó-Parelhas), refazendo a base e a sub-base para receber o recapeamento asfáltico; na RN-233, Caraúbas/Apodi; e estão se dirigindo para o Vale do Açu para fazer as melhorias na estrada Assu-Carnaubais. “Já foi feita restauração na RN-288, entre São José do Seridó e Caicó”, diz a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Natércia Nunes.

Das 29 intervenções constantes do Plano de Restauração de Trechos Críticos, 13 já foram concluídas ou estão em fase de execução, 15 serão iniciadas até meado de agosto e uma em setembro. Entre as que foram concluídas, ou encontram-se em processo final de conclusão, está a RN-078, que vai de Patu até a Divisa com a Paraíba, num total de 10 quilômetros; os dezesseis quilômetros da RN-072 entre Lucrécia e Umarizal; e a Leste-Oeste, via urbana que liga o Centro de Mossoró aos bairros onde estão localizados os campi universitários e o Hospital da Mulher.

Ao todo são 430 quilômetros de rodovias incluídas no Plano de Recuperação de Trechos Críticos. Além disso, o Governo do Estado investe R$ 75 milhões na reconstrução da RN-233, que interliga a BR-304, em Assú, à BR-226, em Triunfo Potiguar. Essa obra não estava prevista no plano de aplicações do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, mas foi inserida pela importância que tem no estratégico processo de transição energética, em curso no Rio Grande do Norte.

A via terá padrão parecido com o das rodovias federais – mais larga, sinalizada e segura – para assegurar o tráfego de caminhões que fazem o escoamento da produção agrícola e industrial do Vale do Açu, e de carretas que por lá passam transportando equipamentos vindos do Ceará para os parques eólicos da região Central. A RN-233 integra os investimentos que estão sendo aplicados em dez rodovias estaduais desde 2019, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, totalizando 217 quilômetros de vias reestruturadas e R$ 250 milhões em investimentos para garantir infraestrutura, mobilidade e acessos entre as regiões do Estado.

Rodovia Transitória

A RNT-226 tem uma história curiosa. Ela fica no trajeto da BR-226, rodovia federal que começa em Natal e vai até o interior do Tocantins, numa extensão de 2.100 quilômetros, interligando os estados do Nordeste ao Norte do País. O primeiro trecho no RN (Natal-Currais Novos) foi construído há mais de meio século. O segundo (Currais Novos-Divisa com o Ceará) ficou em compasso de espera porque o governo federal da época considerava o investimento inviável do ponto de vista econômico. Nos anos 1980, tendo à frente o então prefeito de Florânia, Sinval Laurentino, começou um movimento de lideranças políticas do Seridó para que a estrada de terra Currais Novos-Florânia fosse asfaltada. Classificada por Laurentino como “a obra mais difícil do Século 20”, a estrada foi pavimentada no governo José Agripino, com recursos do Estado e as obras entregues em maio de 1986.

A RNT-226 está em processos de incorporação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tramitando em Brasília. A federalização foi tratada duas vezes pelo Governo do Estado com o Ministério da Infraestrutura, a última delas em outubro do ano passado.

A absorção de patrimônio estadual à malha rodoviária federal encontra fundamento no Decreto 5.621/2015, que regulamenta o Plano Nacional de Viação, segundo o qual poderão ser incorporados à rede rodoviária sob jurisdição federal, trechos de rodovia estadual implantada, cujo traçado coincida com diretrizes de rodovia federal planejada e constante do Sistema Rodoviário Federal. No caso da RNT-226, já existe estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a incorporação.

“Como o processo ainda não foi concluído, nós vamos restaurar os trechos que estão sem pavimento, cumprindo um compromisso assumido pelo governo do Estado”, informou o secretário de Infraestrutura do RN, Gustavo Coelho. “Estamos fazendo a reciclagem de cinco quilômetros de piso para a aplicação do asfalto. Depois faremos o tapa-buracos em toda a extensão da RNT-226, entre São Vicente e Florânia”, explicou Natércia Nunes. Os trabalhos serão concluídos em mais 20 dias. “Em seguida, será a vez da RN-087, entre Florânia e Tenente Laurentino Cruz”, reforçou a diretora-geral do DER. O investimento na RNT-226 é de R$ 2,1 milhões, recursos próprios, do Tesouro Estadual.

Gustavo Coelho adiantou que no início de agosto será deflagrado o processo licitatório para reconstrução da rodovia estadual RN-401. São 12 quilômetros da BR-406 até a cidade de Guamaré. Será feita a restauração completa da rodovia, com alargamento da pista de rolamento e adequação de capacidade para comportar o tráfego de carretas que se destinam à refinaria Clara Camarão.

Outra rodovia transitória que está em processo de federalização e precisa de melhorias é o acesso à cidade de Pedro Avelino pela BR-304. Na próxima semana, o DER fará uma operação para fechar os buracos abertos pelas chuvas. Esse trecho faz parte do trajeto da BR-104 que vai de Macau/RN até Maceió/SE. Apesar de ter alguns pontos duplicados em Pernambuco e Sergipe, a rodovia federal ainda não foi implantada no Rio Grande do Norte.

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS
Plano de Restauração de Pontos Críticos
Obras concluídas ou em fase de conclusão

RN-078 – Patu/Divisa PB
RN-129 – Lajes/Pedra Preta
RN-288 – São José do Seridó/Caicó
RN-288 – Carnaúba dos Dantas/Divisa PB
RN-041 – Santana do Matos
RN-072 – Lucrécia/Umarizal
RN-088 – J. Seridó/Parelhas
RN-203 – São Tomé/Cerro Corá
RNT-226 – São Vicente/Florânia
RN-233 – Caraúbas/Apodi
Leste-Oeste (Mossoró)
Acesso Tibau/Grossos
Acesso Boi SeladoFotos (RNT-226)

--URGENTE

PUBLICIDADE PAGA:


A febre do momento é os joguinhos do TIGRE, GATINHA, TOURO E OUTROS, que os digitais influencers estão divulgando. Claro, como todo jogo nem sempre vamos ganhar. Acredito, que vocês já tenha ouvido falar desse joguinho ou até mesmo conhecer alguém, que já ganhou com ele.

Divulgação | DOBROWIN

A DOBROWIN é muito simples de ser jogada, possui muitos jogos esperando por você com uma facilidade simplesmente incrível de fazer você ganhar.

Então pare tudo agora, e faça seu cadastro abaixo de forma segura e descomplicada para já ter acesso.
www.dobrowin.com

Agora vamos lá, após, seu cadastro realizado, você já terá acesso a plataforma da DOBROWIN, e sabe o mais incrível ? Como você fez o cadastro agora, já terá diversos bônus e cupons de desconto diariamente, para aumentar as suas chances de ganhar, demais, né ?
www.dobrowin.com

Agora, além de tudo isto, você já estará apto a PODER ganhar muito enquanto joga, isto mesmo, jogando jogos totalmente reais, confiáveis e de verdade, você poderá obter muito de qualquer lugar, seja trabalho, sua casa, passeando ou onde você estiver.

DOBROWIN foi feito para você que deseja vencer, o site/plataforma DOBROWIN pode ser feito o cadastro e também acessado, através de qualquer lugar, seja do seu computador (Desktop), Notebook, ou qualquer tipo de Smartphone, seja Android ou IOS.
www.dobrowin.com

E como funciona para jogar os jogos da DOBROWIN ?
Para jogar os jogos da DOBROWIN é muito fácil, você deverá antes de tudo, fazer o seu cadastro e acessar o site abaixo, ele te dará acesso a todos os jogos de forma rápida e simples.
www.dobrowin.com

Somente jogue se for maior de 18 anos e tiver ciência que poderá ganhar ou perder, e siga todas as regras do site linkado, pois será elas as válidas no final.

OBSERVAÇÃO SOBRE O CADASTRO:
Quando você tentar fazer o cadastro e aparecer uma mensagem "LIMITE DE REGISTROS", você faça o cadastro através dos dados móveis (3G) do seu celular, que será feito com sucesso. E depois de feito pode voltar a usar qualquer wi-fi na página do jogo.

QUERO JOGAR:
Faça o seu cadastro da banca, deposite no mínimo R$ 20,00 reais.

GANHEI E QUERO SACAR O DINHEIRO:
NIVÉL 0: Pode sacar no mínimo R$ 50,00 reais e no máximo R$ 500 reais. TAXA DE 4%.
NIVÉL 1: Pode sacar no mínimo R$ 50,00 reais e no máximo R$ 1.500 reais. TAXA DE 4%.
NIVÉL 2: Pode sacar no mínimo R$ 50,00 reais e no máximo R$ 3.000 reais. TAXA DE 4%.

Faça o seu cadastro 👇🏻

Promoção:
Faça uma recarga de R$ 35,00 E GANHE R$ 15,00.

OBS: Lembrando se você participar das promoções a barrinha para saque vai ser ATIVADA. Se não quiser participar das promoções é só marcar ´´ NÃO PARTICIPAR DE PROMOÇÕES´´ quando for fazer o depósito.

Vídeo: Internet 
ASSISTAM O VÍDEO PARA APRENDER A JOGAR

LEMBRE-SE É UM JOGO! VOCÊ PODE GANHAR E PERDER!

VEJA O PASSO A PASSO PARA FAZER O SEU CADASTRO
Clique em registre 

Preencha os dados acima
Clique na bolinha verde para fazer a recarga e sacar os ganhos.

Valor mínimo da recarga é de R$ 20,00.

Faça o seu cadastro 👇🏻

LEMBRE-SE É UM JOGO! VOCÊ PODE GANHAR E PERDER!