agosto 10, 2022

O JORNAL AGORA RN publicará amanhã, a 1ª pesquisa do Instituto Exatus após registro das candidaturas ao Estado

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Urna eletrônica/Créditos: Reprodução

O jornal AGORA RN publicará, com exclusividade, em sua edição desta quinta-feira 11, a mais completa pesquisa eleitoral com foco nas eleições gerais deste ano após os primeiros registros das candidaturas para governo do Estado, senador, deputado federal e deputado estadual no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa está realizando o levantamento junto aos eleitores em municípios de todas as regiões do Estado, para ter um panorama geral potiguar.

Para o governo do Estado, a Exatus estimulou os nomes de Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (Solidariedade), Styvenson Valentim (Podemos), Clorisa Linhares (PMB), Danniel Morais (Psol) e Rosália Fernandes (PSTU) e indagou também a questão da rejeição dos candidatos. Há ainda pesquisa estimulada e espontânea para o Senado Federal e a Presidência da República.

O universo da pesquisa abrange os eleitores do Rio Grande do Norte que, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte (TRE-RN), compreende o total de 2.507.801 pessoas aptas a votar no estado. Para que seja representativa para o total da população de eleitores, a pesquisa foi aplicada nas zonas administrativas urbanas e rurais dos 60 maiores colégios eleitorais do estado, distribuídos nas 19 microrregiões do RN, ouvindo um total de dois mil potiguares.

A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número de identificação RN-05987/2022 (para os cargos de governador, senador e deputados estadual e federal) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número de identificação: BR-07073/2022 (para presidente da República).

“Trata-se da primeira pesquisa após o registro das candidaturas no TSE, trazendo o retrato do momento, no tocante às eleições. Desta forma, o AGORA RN e o Instituto Exatus esperam contribuir para a análise do quadro eleitoral potiguar e as discussões em torno do quadro de candidaturas para as eleições deste ano”, disse o diretor-presidente do jornal AGORA RN e diretor-geral do Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa, jornalista Alex Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário