dezembro 29, 2021

Rio Grande do Norte e 18 estados não exigirão prescrição para a vacina

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) decidiu, nesta terça-feira (28), que não vai exigir prescrição médica para aplicação de vacinas contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Outros 18 estados do País também seguiram essa prerrogativa. A decisão da Câmara Técnica da pasta contraria o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que afirmou na quinta passada (23) que a imunização para este público seria autorizada mediante receita médica e assinatura de um termo de consentimento pelos pais. A exigência também é defendida pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a subcoordenadora de Vigilancia Epidemiológica do Estado, Diana Rêgo, a decisão foi motivada pelo parecer das áreas técnicas do Ministério da Saúde e da Anvisa. No RN, o público-alvo é de cerca de 350 mil crianças. Em toda a pandemia, pelo menos 22 crianças faleceram de Covid-19, segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN (LAIS/UFRN).

“A Sesap entende que não há necessidade de exigir a prescrição médica para a vacinação das crianças no RN. Ficou pactuado que só vamos iniciar essa imunização com a chegada das doses direcionadas para esse público”, disse.

Além do RN, outros 18 estados já decidiram que não vão exigir prescrição médica para crianças. São eles: Pernambuco, Bahia, Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Acre, Paraná, Paraíba, Goiás, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.. A vacina anti-covid para crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro.

No Rio Grande do Norte, segundo a gestora, ainda não há previsão de início para a campanha para este grupo da população, que corresponde a 350 mil pessoas, comece no próximo mês de janeiro. A chegada dos imunizantes aos postos depende da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), que precisa importar doses específicas da vacina Pfizer.

O Conselho de Secretários Estaduais da Saúde (Conass) já afirmou que não vai cobrar a prescrição para aplicar doses nesta faixa etária. Especialistas dizem que a exigência atrasaria a vacinação e dificultaria o acesso à proteção, sobretudo para as famílias mais vulneráveis.

“No interior, os pequenos municípios mais distantes, não têm médicos todos os dias da semana. E iríamos dificultar o acesso uma vez que aquele pai, mãe, que trabalha, ter que ir ao médico para pedir a prescrição. Essa é uma realidade de vários municípios do RN”, reforça Diana Rêgo, subcoordenadora de Vigilancia Epidemiológica da Sesap.

Nesta terça-feira, a Fiocruz divulgou nota técnica enfatizando a importância da vacinação nas crianças. A publicação ressalta que a imunização da faixa etária infantil “vai colaborar com a mitigação de formas graves e óbitos por Covid-19 nesse grupo, reduzirá a transmissão do vírus e será uma importante estratégia para que as atividades escolares retornem ao modo presencial”.

Apesar do posicionamento de Queiroga e Bolsonaro, que têm, gerado discussões na comunidade médica do País, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, elaborou uma nota técnica em que reforça a segurança da aplicação das vacinas em crianças.

“Antes de recomendar a vacinação da covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”, escreveu a chefe da pasta, Rosane Leite de Melo.

A posição foi externada ao Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito de uma ação movida pelo PT, quando a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu mais prazo para fornecer um calendário de vacinação contra o coronavírus. Para reforçar a segurança dos imunizantes, a secretaria do ministério ressaltou ainda que as vacinas são acompanhadas “com o programa de monitoramento de segurança mais abrangente e intenso da história do Brasil”.

Segurança
A médica pediatra Sabrinna Machado, do Instituto Santos Dumont, em Macaíba, alerta que a incidência de casos graves de Covid-19 em crianças, apesar de muito menor do que em adultos, é uma realidade e reforça que a vacinação é a medida mais efetiva a ser adotada para prevenir e reduzir os efeitos da doença.

“Até agosto deste ano, haviam sido notificados 2 mil casos de covid-19 em crianças no Brasil, sendo registradas mais de 1,2 mil confirmações. A doença provocou complicações pela síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica e mortes foram registradas. Ainda estamos entendendo como essa doença age nas crianças e a única forma, até hoje comprovada, para nós bloquearmos a doença, é com a vacinação”, esclareceu a pediatra.

Conforme divulgado pela Anvisa, a vacinação das crianças seguirá um protocolo diferenciado, com treinamento especial para os profissionais da saúde. A dosagem da Pfizer – única autorizada – será três vezes menor do que a aplicada em adultos, idosos e adolescentes. A vacina tem formulação e aplicação diferentes das habituais.

A administração deve ser feita em duas doses com intervalo de três semanas. O volume a ser aplicado é de 0,2 ml (10 microgramas) em uma seringa de 1 ml. Em pessoas acima dos 12 anos, são aplicadas 30 microgramas. No comunicado do dia 16 dezembro, os diretores da Anvisa ressaltaram que a aplicação deve ser feita em ambiente distinto da vacinação dos adultos, como forma de criar um espaço “acolhedor e seguro para a população pediátrica”.

A carga de RNA mensageiro – agente que carrega o código genético do vírus e ensina o sistema imunológico a produzir defesas contra o coronavírus – também é mais baixa na vacina das crianças: 0,1 mg/mL ante 0,5 mg/mL na dos adultos. A Anvisa levou em consideração o sucesso da imunização de crianças com doses da Pfizer nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Coreia do Sul, Austrália e Holanda.

Outro ponto elencado pela diretora da agência, Meiruze Sousa Freitas, que foi a relatora do processo de liberação da vacina, diz respeito aos frascos, que terão tampa laranja, diferentemente dos de tampa roxa dos adultos. É também indicado que as crianças permaneçam no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação, de forma a serem observadas por esse período.

RN perdeu 62 mil doses de vacina
O Rio Grande do Norte contabilizava oficialmente, até a tarde dessa terça-feira (28), a perda de 62.566 doses de imunizantes contra a covid-19, de acordo com registros da plataforma RN + Vacina. O número é maior do que a estimativa populacional do IBGE para 161 dos 168 municípios potiguares em 2021. O RN + Vacina é atualizado a cada 10 minutos e não dispunha, até o momento da consulta feita pela TRIBUNA DO NORTE, das informações sobre a perda de 4.782 doses da Pfizer confirmadas em Mossoró na manhã da terça.

De acordo com o coordenador de imunização do Município do Oeste potiguar, Etevaldo de Lima, as perdas registradas recentemente se devem à baixa procura dos mossoroenses pela imunização. As doses da Pfizer devem ser todas aplicadas em 31 dias após o descongelamento das vacinas, que é feito pela Secretaria de Saúde pública do Estado (Sesap/RN) antes do envio do imunizante aos municípios, conforme explicou Etevaldo.

“Temos feito todas as estratégias para vacinar a população de Mosoró, com disponibilidade praticamente de domingo a domingo, em mercados, supermercados, e shoppings. Colocamos até um ponto de vacinação nos festejos da padroeira neste mês”, relata o coordenador.

“Nós temos público para vacinar, mas falta a conscientização e a participação da população para buscar o imunizante”, complementa Etevaldo em seguida. De acordo com ele, em Mossoró são 11.282 pessoas com a segunda dose da Pfizer em atraso. Até a segunda-feira (27), eram 8.127 mossoroenses que estavam aptos a receber a terceira dose, cuja aplicação deve ser feita, preferencialmente, com o imunizante Pfizer, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com Etevaldo de Lima, 24.351 pessoas em Mossoró não tomaram sequer a primeira dose. O coordenador de imunização alerta que novas perdas podem ocorrer, inclusive, de outros imunizantes, se a população não estiver atenta aos prazos para receber a vacina. Cerca de 10 mil doses da Pfizer que estão no Município precisam ser aplicadas até o fim da primeira quinzena de janeiro. “Recebemos as vacinas por cota, que é o pedido que cada Municípios faz. Temos um lote de 10.002 doses da Pfizer, que pode ser utilizado até 15 de janeiro”, informou Etevaldo.

Natal lidera o número de perdas de doses (12.473), seguido de Mossoró (8.889, incluídos os registros da mais recente perda) e Parnamirim (8.147). As perdas de doses de vacina são motivo de alerta, especialmente porque 13 municípios potiguares ainda estão com menos de 70% da população adulta (acima dos 18 anos) totalmente vacinada. O índice de 70% de imunização é defendido pela maioria dos especialistas como o cenário mais confortável para o controle da pandemia.

Bento Fernandes (51%), Januário Cicco (55%), Poço Branco (59%) e Lajes (61%) são os municípios do Estado com menor taxa de vacinação completa entre os adultos, de acordo com a plataforma RN + Vacina.

Fonte: Tribuna do Norte

--URGENTE

PUBLICIDADE PAGA:


A febre do momento é os joguinhos do TIGRE, GATINHA, TOURO E OUTROS, que os digitais influencers estão divulgando. Claro, como todo jogo nem sempre vamos ganhar. Acredito, que vocês já tenha ouvido falar desse joguinho ou até mesmo conhecer alguém, que já ganhou com ele.

Divulgação | DOBROWIN

A DOBROWIN é muito simples de ser jogada, possui muitos jogos esperando por você com uma facilidade simplesmente incrível de fazer você ganhar.

Então pare tudo agora, e faça seu cadastro abaixo de forma segura e descomplicada para já ter acesso.
www.dobrowin.com

Agora vamos lá, após, seu cadastro realizado, você já terá acesso a plataforma da DOBROWIN, e sabe o mais incrível ? Como você fez o cadastro agora, já terá diversos bônus e cupons de desconto diariamente, para aumentar as suas chances de ganhar, demais, né ?
www.dobrowin.com

Agora, além de tudo isto, você já estará apto a PODER ganhar muito enquanto joga, isto mesmo, jogando jogos totalmente reais, confiáveis e de verdade, você poderá obter muito de qualquer lugar, seja trabalho, sua casa, passeando ou onde você estiver.

DOBROWIN foi feito para você que deseja vencer, o site/plataforma DOBROWIN pode ser feito o cadastro e também acessado, através de qualquer lugar, seja do seu computador (Desktop), Notebook, ou qualquer tipo de Smartphone, seja Android ou IOS.
www.dobrowin.com

E como funciona para jogar os jogos da DOBROWIN ?
Para jogar os jogos da DOBROWIN é muito fácil, você deverá antes de tudo, fazer o seu cadastro e acessar o site abaixo, ele te dará acesso a todos os jogos de forma rápida e simples.
www.dobrowin.com

Somente jogue se for maior de 18 anos e tiver ciência que poderá ganhar ou perder, e siga todas as regras do site linkado, pois será elas as válidas no final.

OBSERVAÇÃO SOBRE O CADASTRO:
Quando você tentar fazer o cadastro e aparecer uma mensagem "LIMITE DE REGISTROS", você faça o cadastro através dos dados móveis (3G) do seu celular, que será feito com sucesso. E depois de feito pode voltar a usar qualquer wi-fi na página do jogo.

QUERO JOGAR:
Faça o seu cadastro da banca, deposite no mínimo R$ 20,00 reais.

GANHEI E QUERO SACAR O DINHEIRO:
NIVÉL 0: Pode sacar no mínimo R$ 50,00 reais e no máximo R$ 500 reais. TAXA DE 4%.
NIVÉL 1: Pode sacar no mínimo R$ 50,00 reais e no máximo R$ 1.500 reais. TAXA DE 4%.
NIVÉL 2: Pode sacar no mínimo R$ 50,00 reais e no máximo R$ 3.000 reais. TAXA DE 4%.

Faça o seu cadastro 👇🏻

Promoção:
Faça uma recarga de R$ 35,00 E GANHE R$ 15,00.

OBS: Lembrando se você participar das promoções a barrinha para saque vai ser ATIVADA. Se não quiser participar das promoções é só marcar ´´ NÃO PARTICIPAR DE PROMOÇÕES´´ quando for fazer o depósito.

Vídeo: Internet 
ASSISTAM O VÍDEO PARA APRENDER A JOGAR

LEMBRE-SE É UM JOGO! VOCÊ PODE GANHAR E PERDER!

VEJA O PASSO A PASSO PARA FAZER O SEU CADASTRO
Clique em registre 

Preencha os dados acima
Clique na bolinha verde para fazer a recarga e sacar os ganhos.

Valor mínimo da recarga é de R$ 20,00.

Faça o seu cadastro 👇🏻

LEMBRE-SE É UM JOGO! VOCÊ PODE GANHAR E PERDER!