março 12, 2021

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) tem grandes expectativas na energia eólica offshore

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
O setor de energia eólica offshore no Brasil visa investimentos bilionários para os próximos 20 anos. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) mantém grandes expectativas para o setor e afirmou que apresentou um projeto de lei que visa estabelecer um marco regulatório para futura exploração no Brasil de usinas de energia eólica offshore, tecnologia ainda inexplorada no maior país da América Latina.

Grande potencial na geração de energia
Jean Paul comentou que, dado o potencial eólico e solar do país, as futuras gerações considerarão as ações de combustão e de geração de energia através da água quase um crime. De acordo com os dados apontados pelo o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, o Brasil teria cerca de 700 GW de potencial eólico offshore.

Segundo o senador, metade desse potencial está na chamada borda do equador brasileiro, de frente para o hemisfério norte. Embora os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte sejam as principais fontes, o potencial vai do Amapá à cidade de Touros (RN).

Projeto de lei para usinas de energia eólica offshore no Brasil
A proposta do senador, sobre as usinas eólicas offshore, que ainda tramitará no Congresso, vem em um momento que empresas internacionais desenvolvem os primeiros projetos da fonte no país, mesmo que em fase inicial e sem estimativas quanto ao início da implantação.

Segundo o projeto, o governo federal vai aprovar o financiamento de projetos eólicos offshore por meio de um sistema de autorização, que segundo ele, por exemplo, é mais fácil do que uma concessão.

Jean lembrou que em breve haverá a inauguração de uma frente parlamentar, cujo objetivo é não só defender a energia eólica ou solar, mas também a futura transição energética e o uso mais sustentável dos recursos naturais para a geração de energia.

Fonte: Clik Petróleo e Gás 

Nenhum comentário:

Postar um comentário