fevereiro 16, 2021

Operação fiscaliza todas as celas dos presídios do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Penitenciária de Alcaçuz, maior unidade prisional do RN — Foto: Pedro Vitorino

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) está realizando uma operação para fiscalizar todas as celas das unidades prisionais do Rio Grande do Norte. A "Operação Saturação” vai até a próxima quarta-feira (17).

Na ação, os internos são retirados das celas para o pátio e há uma revista pessoal em cada um. Em seguida, é feito um “pente fino” em toda estrutura do presídio e nas celas, através de uma revista estrutural.

Os policiais envolvidos vão revistar os colchões, objetos de uso de pessoal, cantos de parede, além de pias e vasos sanitários. Grades e cadeados também serão inspecionados. Haverá o auxílio de cães farejadores na operação.

A investida conta com policias penais e reforço dos grupos especializados como o Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penitenciário de Operação com Cães (GPOC) e Departamento de Operações Táticas (DOT).

A “Operação Saturação” visa aumentar o nível de segurança nas unidades. Os detentos do regime semiaberto monitorados com o uso da tornozeleira eletrônica também serão fiscalizados.

Todo trabalho é acompanhado pela Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coeape) e coordenado pelo DOT. Na ação, eles também fiscalizam o cumprimento das medidas sanitárias e de prevenção ao novo coronavírus. Atualmente, nenhum interno do sistema prisional está contaminado pelo Covid-19.

As fiscalizações já começaram. Nesta segunda-feira (15), foi a vez da fiscalização na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP). No dia 9, a SEAP realizou a operação na Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, e na Penitenciária Regional de Pau dos Ferros.

No dia 10, a vistoria aconteceu na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, Cadeia Pública de Caraúbas, e Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró.

No dia 11, a ação foi em uma parte das alas da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, Cadeia Pública de Mossoró, e Cadeia Pública de Apodi.

No dia 12, foi finalizada a revista nas unidades de Pau dos Ferros, Apodi e Penitenciária Estadual de Alcaçuz, esta última com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. No sábado (13) e domingo (14), os grupos especializados estiveram presentes nas unidades da Grande Natal.

Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário