Clique aqui

fevereiro 16, 2021

Covid-19: Região Metropolitana chega a 88,9% de ocupação em UTIs; mais da metade dos hospitais do RN já estão lotados

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
A taxa de ocupação dos leitos críticos para covid-19 na região Metropolitana de Natal chegou a 88,9% na manhã desta segunda-feira (15). Dos 19 hospitais do Estado, 10 já estão com 100% dos leitos de UTI ocupados, entre eles as unidades do João Machado, Giselda Trigueiro e o hospital de Campanha de Natal.

A taxa geral de ocupação, levando em conta a média das regiões Metropolitana, Oeste e Seridó do Estado, atingiu 77,8%, já sem contabilizar os 12 leitos críticos bloqueados.

No pico da pandemia em 2020, uma recomendação conjunta dos órgãos de controle orientava que Estado e prefeituras não flexibilizassem a reabertura do comércio enquanto a taxa de ocupação não reduzisse a um patamar inferior a 70%.

Apesar do alto índice de ocupação, o Rio Grande do Norte ainda não chegou na fase de pacientes aguardando atendimento em filas, como aconteceu no pico da doença entre junho e setembro do ano passado. Até às 9h34 de hoje (15) haviam 52 leitos críticos disponíveis. Desde o início da pandemia, o governo estadual abriu mais de 600 novos leitos críticos e clínicos, redistribuindo os equipamentos em todas as regiões do Estado.

A região Oeste está com 66,7% de leitos críticos ocupados para covid-19, enquanto o Seridó apresentou uma queda na taxa de ocupação em comparação às ultimas semanas, registrando 62,9%.

Aglomerações
Os dados de internações ainda não refletem as aglomerações registradas no carnaval, especialmente no litoral sul do Estado. A Polícia Militar recebeu 33 denúncias de descumprimento das regras de distanciamento social no Rio Grande do Norte.

As ruas das praias da Pipa e também em Baía Formosa foram palco de festas no sábado e domingo de carnaval. A secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo foi acionada 11 vezes em Natal, de acordo com informações divulgadas pela Tribuna do Norte.

Ontem (14), a taxa de isolamento social no Estado estava em 47%, índice inferior ao patamar mínimo aceitável de 50%. Nos últimos 30 dias, a média do isolamento foi ainda mais baixo, com apenas 37% da população respeitando as regras de distanciamento social, de acordo com dados da plataforma Inloco utilizados pelo LAIS/UFRN.

Números
No boletim epidemiológico mais recente divulgado no domingo (14), o Rio Grande do Norte chegou a 3.404 mortes por covid-19, sendo dois óbitos registrados nas últimas 24 horas nos municípios de São Paulo do Potengi e São Rafael. Ainda há 624 mortes suspeitas sendo investigadas. O número de casos oficiais registrados no Estado chegou a 148.598 e outros 90.014 sob suspeita.

Fonte: Saiba Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário