janeiro 06, 2021

Sesap capacita responsáveis pelo mapeamento da Covid no RN

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) começará um treinamento, a partir de sexta-feira 8, direcionado a 64 pesquisadores e profissionais de saúde que visitarão residências em oito municípios que sediam as regionais de saúde no estado: Pau dos Ferros, Mossoró, Assu, Natal, João Câmara, São José do Mipibu, Santa Cruz e Caicó. A ideia é garantir a segurança e eficiência na implementação do Inquérito Sorológico que vai mapear o comportamento da Covid-19 no RN.

De acordo com a Sesap, a capacitação contemplou não só aspectos técnicos com relação à execução da pesquisa, mas também orientações referentes à conduta dos pesquisadores quanto ao pós-teste. “Os profissionais também precisam saber como orientar os usuários diante dos resultados dos testes, sejam eles positivos ou negativos. Além disso, é necessário que tenham uma conduta ética, respeitando a privacidade do paciente, de modo que tais resultados não podem ser divulgados”, ressaltou Kelly Lima, subcoordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Os pesquisadores também aproveitarão as visitas para orientar a população quanto a medidas de prevenção contra a Covid-19, como o distanciamento social e o uso de máscaras. A pesquisa é dividida em três etapas com intervalo de uma semana entre elas, sendo 2.300 domicílios aproximadamente em cada uma. A meta é elaborar 24 mil entrevistas e exames.

Para cada município serão vinte entrevistadores e pesquisadores. Eles aplicarão um questionário com perguntas referentes a sintomas, estado de saúde, idade, comorbidades, entre outras questões importantes para embasar a pesquisa. Em cada município sede serão sorteados 30 setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a consolidação do inquérito e em cada setor serão feitas100 entrevistas.

Todas as informações serão coletadas após assinatura do termo de consentimento do participante. Os indivíduos testados em campo terão um número de telefone registrado para que possam receber informações sobre o resultado do teste. Os casos positivos serão notificados para o serviço municipal de saúde para providências necessárias. 

Ainda segundo a secretaria de Saúde, as medidas de segurança biológica serão tomadas, de forma a garantir a saúde dos trabalhadores de campo atuando na coleta dos dados e do material. “O estudo envolve risco mínimo para a saúde dos participantes, pois consiste apenas na aplicação de um questionário e do exame sorológico.  É importante ressaltar que, se houver qualquer desconforto, o participante poderá deixar de participar a qualquer momento”, informou o Governo do Estado.

Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário