janeiro 03, 2021

Professor do IFRN desenvolve iogurte em pó; produto tem maior prazo de validade

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Docente e pesquisador do Campus, professor Emanuel Neto Alves de Oliveira. Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada em laboratórios do Campus Pau dos Ferros do IFRN e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolveu o iogurte em pó. A novidade, que já foi patenteada, é fruto do estudo do docente e pesquisador do Campus, professor Emanuel Neto Alves de Oliveira desenvolvidas a partir de sua tese de doutorado na UFCG.

A pesquisa foi intitulada de “Desenvolvimento e caracterização de preparado sólido para iogurte prebiótico de manga”, a tese visa promover maior estabilidade (tempo de consumo) a este produto alimentício.

O professor comenta a viabilidade do produto: “O alimento desenvolvido não necessita de refrigeração, com isso o iogurte em pó, além de ter um maior período de validade, ainda pode atingir mercados mais distantes da região produtora o que não acontece atualmente com os iogurtes tradicionalmente encontrados nos supermercados”, detalha.

Patentes
Para complementar o sucesso do trabalho, Emanuel comemora a conquista do depósito de duas patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, e fala da importância desta pesquisa.

“O nosso produto é uma revolução para a indústria de produtos lácteos, pois além de possuir validade quase 9 vezes maior do que o iogurte tradicional, ainda gera economia de energia elétrica e de logística, visto que não precisa de refrigeração no seu transporte e nem armazenamento”, relata Emanuel.

Das patentes, a primeira delas é referente ao iogurte em pó. A segunda diz respeito ao iogurte pronto para o consumo obtido a partir do preparado sólido. As patentes já estão oficialmente depositadas no órgão.

Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário