janeiro 08, 2021

Governo do RN reafirma início da vacinação ainda em janeiro

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.
Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 inclui a CoronaVac - Foto: Diego Vara / Reuters

O governo do Rio Grande do Norte espera iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 ainda este mês. O reforço nas intenções da gestão estadual se deve ao compromisso para a aquisição de doses da vacina CoronaVac pelo Estado – que assinou um memorando de entendimento com o Instituto Butantan. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o prazo para a aquisição depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme informou a Sesap, o Estado depende da autorização da Anvisa para organizar o cronograma, mas as fases de vacinação contra a Covid-19 já estão definidas. O Plano Estadual de Vacinação prevê a imunização nas primeiras etapas de 827.844 pessoas entre trabalhadores de saúde, indígenas, quilombolas, pessoas com 75 anos ou mais, pessoas de 60 a 74 anos, pessoas com comorbidades, professores do ensino básico ao superior, pessoas privadas de liberdade (adolescentes e jovens sob medida socioeducativa), funcionários do sistema prisional e força de segurança e salvamento.

A UFRN colocou sete ultrafreezers à disposição Sesap para serem utilizados na logística do plano de vacinação contra a Covid-19 no estado. Os equipamentos estão em Natal e Caicó, na região Seridó potiguar. A universidade ainda informou à pasta que se coloca à disposição para planejar o compartilhamento dos equipamento.

Por meio da Sesap, o governo confirmou ao Agora RN que há 900 mil seringas em estoque, armazenadas na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Natal. A quantidade de insumos é suficiente para garantir a primeira dose aos potiguares que devem ser vacinados nas primeiras fases da campanha.

Somando ao estoque de seringa existente, a Sesap revelou que dois milhões de seringas, com agulhas de 25×6, destinadas especificamente à vacinação contra Covid-19, estão em fase de aquisição. Além disso, outras 150 mil seringas (com agulha 20×5,5) também serão adquiridas para a imunização contra o novo coronavírus. A pasta não informou o valor que será gasto com a compra dos insumos. Também não detalhou como será o processo de compra nem se será feito com dispensa de licitação.

Reunião
A governadora Fátima Bezerra (PT) convocou uma reunião com prefeitos e secretários de Saúde para apresentar o plano estadual de vacinação. O encontro está marcado para acontecer hoje. “Na ocasião, [os prefeitos] serão informados sobre prazo de vacinação, suporte às prefeituras e planejamento em geral”, pontuou a chefe do Executivo estadual.

Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário