Período chuvoso tem início em fevereiro no RN

Por Apodi Agora - janeiro 03, 2020

Rafael Araújo / No Minuto

De fevereiro à maio acontece, oficialmente, o período chuvoso em todo o Nordeste. Segundo estimativas, a previsão do índice de chuvas para este ano no Rio Grande do Norte está dentro da normalidade.

Com as chuvas que acometeram os municípios no interior do estado nesta virada de ano já é possível assinalar uma tímida prévia do período pré chuvoso, que se estende até fevereiro.

A previsão é divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN) e tem como base informações da Agência de Meteorologia dos Estados Unidos.

Segundo Gilmar Bistrot, meteorologista da EMPARN, as chuvas acontecem nesse período quando a úmidade vinda da Amazônia se choca com o calor do litoral nordestino. O fenômeno é chamado “Sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN)”, que é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desça para a superfície. É comum o VCAN influenciar o tempo sobre o Nordeste Brasileiro. No inverno, ele fica mais afastado da região, no oceano Atlântico, enquanto que no verão ele se move em direção ao continente.

De acordo com Bistrot, ainda não é possível determinar a significância das chuvas tidas até o momento para as bacias hidrográficas do estado.”tudo vai depender da configuração do vórtice daqui para frente” afirma.

Outros fenômenos são também responsáveis pela formação de chuvas no Nordeste, tais como a Zona de Convergência do Atlântico sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As ZCAS, neste verão, são as responsáveis por chuvas mais intensas no estado da Bahia, que se encontra em alerta amarelo.

Há ainda a chamada fase negativa do dipolo Atlântico, que é quando o Atlântico Sul fica mais quente em relação ao Atlântico Norte, na costa Norte do Brasil e ocasiona chuvas mais intensas no Norte e Nordeste.

Já a Zona de Convergência Intertropical é um dos principais fenômenos meteorológicos que atuam no verão da América do Sul e é também responsável pela maior parte da chuva da estação em grande porções das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Fonte: No Minuto

  • Compartilhar

0 comentários

Rádio Cidade FM 87.9

Rádio Cidade FM 87.9
Clique na imagem