março 25, 2019

RN tem o fim de semana mais chuvoso do ano; em Martins, chuva de 172,5 milímetros 'enche' cachoeira

Nenhum comentário | Deixe seu comentário.

O último fim de semana foi o mais chuvoso de 2019 e também com chuvas mais bem distribuídas. O monitoramento da Emparn, realizado de sexta (22) até hoje (25), mostra que choveu mais forte nas regiões Oeste e Central do estado, mas também, foram registradas chuvas nas regiões Agreste e Litoral Leste. 

Na região Oeste choveu com mais intensidade em Martins, 172,5 milímetros e João Dias onde choveu 120mm. A Cachoeira da Umarizeira, que estava seca há anos, encheu e formou uma forte correnteza.

Em 2016, o G1 esteve no interior do estado para mostrar a situação das cidades que sofriam com a seca. Em Martins, um guia turístico mostrou à reportagem o local em que corria a cachoeira que, na época, estava sem água.

Cachoeira da Umarizeira, em Martins encheu depois das chuvas do fim de semana 
 Foto: Reprodução
Na região Central choveu neste fim de semana 145mm em São João do Sabugi e 77mm em Florânia. Esse volume mais intenso nas regiões Oeste e Central, é uma característica do principal sistema que provoca chuva no semiárido nordestino nesta época do ano, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Em Martins, que registrou 172,5 milímetros só neste fim de semana, a média para o mês de março inteiro é de 302 milímetros, com esse volume do fim de semana já choveu em março deste ano, 336 milímetros, ou seja, já choveu acima da média do município para o mês de março.


A previsão para o restante da semana é de mais chuva em todas as regiões potiguares. Mas deve chover com menos intensidade no litoral Leste e região Agreste. Já nas regiões Central e Oeste, a previsão é de chuvas mais intensas devido a atuação da Zona Convergência Intertropical (ZCIT).

Foto: Anderson Barbosa/G1
Em 2016, o guia turístico Alex Nogueira mostrou ao G1 a Cachoeira da Umarizeira, na serra de Martins, região Oeste potiguar, completamente seca. Sem chuva para alimentar córregos e riachos, a queda d’água deixou de existir 

G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário